Polícia Regionais

MP INVESTIGA SUPOSTA ‘CELA DO CASTIGO’ NA PENITENCIÁRIA DE JUIZ DE FORA

Por Redação #Região

Denúncia foi feita pela OAB e Sejusp nega existência do espaço.


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está investigando uma denúncia sobre a existência de uma suposta ‘cela do castigo’ na Penitenciária José Edson Cavalieri, localizada em Juiz de Fora. A representação foi recebida no dia 18 de junho pela 5ª Promotoria de Justiça da cidade e resultou na abertura de uma Notícia de Fato para apurar as informações apresentadas.

De acordo com a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o espaço em questão teria sido construído há cerca de 15 dias para abrigar detentos que retornam de saídas temporárias ou do trabalho externo. Segundo a denúncia, os presos ficariam por longas horas em um ambiente sem iluminação adequada, água, banheiro ou ventilação, o que levantou preocupações sobre as condições desumanas do local.

A OAB afirmou que a finalidade da ‘cela do castigo’ seria evitar que os detentos descartassem materiais ilícitos que pudessem estar ocultos em seus corpos. Em resposta às alegações, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) emitiu uma nota negando a existência desse espaço e as condições relatadas pelos advogados.

O caso levanta questões sobre a situação do sistema prisional em Juiz de Fora, que já foi alvo de outras denúncias relacionadas a superlotação, maus-tratos e falta de atendimento médico. A investigação do MPMG busca esclarecer os fatos e garantir os direitos dos detentos na unidade prisional.

O que você procura?