MINAS GERAIS REGISTRA A PIOR SEGURANÇA RODOVIÁRIA DO SUDESTE, APONTA CNT
Dados revelam que 30,9% das rodovias mineiras têm baixo nível de proteção.
Minas Gerais ocupa a última posição em segurança rodoviária no Sudeste, conforme dados recentes da Confederação Nacional do Transporte (CNT). O levantamento, divulgado neste mês, revela que 30,9% das rodovias do estado apresentam baixo nível de proteção, aumentando o risco de acidentes fatais. Enquanto São Paulo se destaca com 67,6% de suas estradas em condições seguras, Minas Gerais apresenta apenas 22,4% de suas vias com alto índice de segurança.
A precariedade da infraestrutura rodoviária mineira também eleva o custo operacional do transporte em 34,8%, impactando diretamente a economia local. Para reverter essa situação, a CNT estima que seriam necessários R$ 15,84 bilhões em investimentos. A pesquisa indica que entre as rodovias sob concessão, 60,2% apresentam alto nível de segurança, em contraste com apenas 1,5% das estradas públicas.
Além disso, o estudo aponta que 65,4% das rodovias mineiras enfrentam problemas como pavimentação inadequada e sinalização deficiente. A CNT identificou 138 pontos críticos nas estradas, incluindo buracos e quedas de barreira. A diretora executiva da CNT, Fernanda Rezende, ressaltou a importância de investimentos contínuos em manutenção e segurança para melhorar a situação das estradas mineiras.
A pesquisa também destaca que, embora Minas tenha a maior malha rodoviária do Brasil, com cerca de 272 mil km, a falta de investimentos tem contribuído para a baixa segurança das estradas. A CNT recomenda a implantação de acostamentos, melhorias na sinalização e correções na geometria das vias como medidas essenciais para aumentar a segurança viária no estado.